insetos na quarentena

É, eu sei. Você deve estar pensando "sério, Natália? Insetos?". Pois é, insetos. 

Tenho a mania de tirar fotos de coisas aleatórias em ângulos estranhos e depois jogar um monte de filtros e efeitos na edição para ver no que aquilo vai dar - um passatempo inútil, já que eu nunca dediquei meu tempo a estudar fotografia e, como você vai perceber nesse post, não tenho talento natural para a coisa. Uma das coisas que costumo fotografar são insetos. Antes de me julgar, saiba que insetos são bonitinhos, sim! Tudo bem, eles podem ser assustadores e chatos, mas eles também podem ter asas e anteninhas extremamente detalhadas, com padrões de disposição superinteressantes. As pessoas só têm dificuldade em perceber esses detalhes. Talvez isso aconteça porque os insetos costumam se mover rápido demais e/ou perto demais da sua cara.  Ou talvez porque eles têm o péssimo hábito de tentar se aproveitar da sua comida. Ou porque eles podem causar alergias em algumas pessoas. Ou porque alguns transmitem doenças... enfim!

Em minha defesa, deixo registrado que eu estava preparando um post gigantesco sobre a discografia da minha banda preferida quando a vida aconteceu e minha saúde mental pediu socorro novamente. Eu gostaria muito de dar uma pausa para me recuperar desse break down, mas já tive break downs demais e tenho um mestrado para terminar. Antes que esse espaço se tornasse mais um dos meus projetos abandonados mais uma vez, resolvi colocar essas fotos aqui. 

Recebam com carinho (e um pouquinho de compreensão), ok?



No início da quarentena, Manu e eu tivemos a ideia de fazer um desafio fotográfico informal. A ideia era manter o hobbie e não surtar, mas, como vocês podem ver, não deu muito certo. Um dos temas que definimos para o desafio foi "detalhes", então eu decidi tirar uma foto desse insetinho bonitinho com detalhes vermelhinhos que estava do lado de fora da minha janela e dessa joaninha simpática que estava passeando pela minha cortina. 


Mais ou menos na mesma época desse desafio, eu fiquei um pouco perdida nas minhas tarefas. A quarentena me causou um probleminha de percepção da passagem do tempo que minha psicóloga chamou de dissociação. Bom, o que eu fiz para tentar melhorar? Uma lista dos meus afazeres? Grandes cruzes vermelhas em um calendário para marcar a passagem do tempo? Contratei um coach? Nada disso! Aproveitei que esse inseto grandão resolveu descansar em uma parede branca aqui de casa e fiz uma sessão fotográfica com ele. Ao todo foram 37 fotos e essa foi a minha preferida.



Meu pai costuma ser levemente desleixado com o jardim aqui de casa. Ele plantou uma flor vermelha que se parece muito com bico-de-papagaio e ela cresceu bem mais do que o esperado - hoje ela está bem mais alta do que eu (o que não é lá grande coisa porque eu não sou uma pessoa alta, mas, ainda assim, muito para uma flor de jardim). Meu pai não quer cortar a planta porque acha ela bonita do jeito que está e no fim de semana passado eu reparei que ela está servindo de lar para um monte de insetos. Resolvi me meter no meio das plantas para tentar fotografar alguns. Não achei que as fotos ficaram boas e foi bem chatinho tentar ajustar as cores - tanto que deixei a última em preto e branco.

INÍCIO DE UM SONHO / DEU TUDO ERRADO


A maior dificuldade que eu tenho ao tentar tirar fotos de insetos é o tamanho deles. A maioria deles é muito pequena e eu fico com medo de chegar a câmera perto demais e acabar espantando eles para longe. O zoom do celular é péssimo e nas poucas vezes em que tentei sair correndo para pegar a câmera (que tem um zoom bem mais decente) o inseto foi embora e eu fiquei lamentando. As últimas fotos desse post são justamente essas fotos que deram errado - não que as outras tenham dado super certo, mas essas certamente ficaram piores.

Uma das coisas que eu tento fazer para não perder o registro é aplicar um monte de efeitos de luz para dar aquela impressão de "estou nos anos 90 e, ops, acabei queimando a borda dessa foto na hora de revelar o filme" ou de "ops, bati uma foto analógica fora de foco".

Essa abelha saiu voando bem na hora em que eu tentei tirar a foto.
Uma mariposa na janela em um dia de chuva seria bem mais poético se eu conseguisse focar na mariposa

E esses foram os insetos que me fizeram companhia na quarentena. A quem interessar possa, todas as fotos foram tiradas com a câmera do MI 9 SE da Xiaomi (aquela marca que faz coisas muito melhores e mais baratas do que as outras marcas), com exceção da sessão fotográfica do inseto grandão, que foi feita com uma Canon SX 520 HS. Por que eu não peguei a câmera para tirar foto com um zoom decente dos insetos pequenos, mas peguei para tirar fotos de um inseto grande? Sei lá, sou doida.

Você pode me mandar um "puta que pariu, que post mais bosta" lá no twitter.
E também pode seguir o instagram do blog para ver se o conteúdo lá é tão ruim quanto é aqui.

Comentários

  1. MILHA FILHA EU AMEI A FOTO DA ABELHA (é abelha?) NA FLOR VERMELHA. ARRASOU
    saiba que ainda estou tentando tirar fotos pro segundo mês do nosso desafio kkkkkkk fodam-se as deadlines, a gente já tem coisa demais na cabeça


    :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deadline é mais uma coisa de adulto com a qual não sei lidar kkkkk (cada k é uma lágrima).
      Mas desde o dia em que a gente tirou os temas eu tô tentando pensar em uma foto sobre "natureza morta" e falhando miseravelmente porque tudo o que eu consigo pensar são frutas em uma tigela :/

      Excluir
  2. Alguns insetos eu acho bonitinhos, como as joaninhas.. outros nem tanto hahahaha
    Mas gostei das fotos.

    ResponderExcluir
  3. esse foi o melhor post dessa semana, sério. é engraçado como algumas situações faz com que a gente perceba algumas coisas, que na correria, a gente deixa passar despercebido, né?

    & escrevo no historicoinfame.com, hihi.

    ResponderExcluir
  4. querida pois eu AMEI as fotos, especialmente a da mariposa. aprendi com os anos de fotografia que uma foto não precisa sair tecnicamente perfeita para ser boa (coisa difícil pra uma perfeccionista desgraçada) então acredite no que estou dizendo. amei essa parte:"estou nos anos 90 e, ops, acabei queimando a borda dessa foto na hora de revelar o filme" ou de "ops, bati uma foto analógica fora de foco" HAHAHAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, eu não tenho nem roupa para receber um elogio desse, ainda mais vindo de você!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

reality shows para assistir na netflix

vulnerabilidade

olhando para trás: 5 coisas sobre o meu 2020