olhando para trás: 5 coisas sobre o meu 2020

Esse post foi inspirado pelo Year in review: 5 coisas aleatórias que aconteceram por aqui em 2020, postado pela Karine no blog Kaffeina. Recomendo demais o blog e os perfis de fotografia da K: o @karinebrittofoto e o @karinebrtt.co.
Se eu tentasse escrever uma reflexão sobre o ano de 2020, falharia miseravelmente. Dificilmente vou dizer algo que outra pessoa não tenha dito antes seja bem vinda à internet, natalia e que não ofenda ninguém - afinal, o que eu mais vi no final do ano foram tweets que criticavam as pessoas que tiveram experiências positivas em 2020 (positividade tóxica!), tweets que criticavam as pessoas que criticavam as pessoas que tiveram experiências positivas em 2020 (deixe as pessoas serem felizes!) e tweets que criticavam as críticas feitas pelas pessoas que criticavam as pessoas que tiveram experiências positivas em 2020 (tenha noção, estamos no meio de uma pandemia. Pessoas estão morrendo!). 

Soou confuso? Então combina com 2020.

Faço parte do grupo privilegiado de pessoas que puderam trabalhar em casa e manter o distanciamento social - que, no meu caso, virou isolamento parcial - e passei a maior parte do ano alternando o olhar entre a tela do computador e a parede branca. Nesse contexto, que variava entre o mais completo marasmo e o mais completo caos, acabei refletindo sobre os meus hábitos, minha vida, o universo e tudo mais. Não porque eu quisesse refletir (longe de mim), mas porque foi inevitável não pensar e repensar sobre uma série de questões. A partir delas, mudei alguns hábitos, consolidei algumas percepções e tudo isso foi de grande ajuda para que eu conseguisse terminar 2020 com algum resquício de sanidade mental.

Para inaugurar a fase 2021 desse blog - e inspirada pelo post da k. - resolvi postar uma compilação dos desdobramentos mais úteis que partiram dessas reflexões. De certa forma, são cinco mini posts, já que eu certamente faria textos maiores e mais pessoais sobre esses assuntos - se estivéssemos em 2008 e eu tivesse tempo livre suficiente para passar todo o fim de semana esperando que a minha internet discada e o Internet Explorer estivessem se entendendo bem. Eis um prato cheio para quem sente saudade dos ~blogs pessoais

imagem por @lgnwvr

sobre skincare

Definir uma rotina de skincare é bem mais fácil quando você procura um dermatologista antes de sair gastando dinheiro em um monte de produtos caros recomendados por blogueiras que não tem o menor conhecimento sobre dermatologia. Infelizmente, eu sou uma grande preguiçosa e escolhi trilhar o caminho mais difícil. Quando me arrependi dessa decisão, já tinha desperdiçado muito dinheiro e a pandemia já estava acontecendo, de forma que corrigir o erro ficou menos viável do que permanecer nele. Porém, o tempo em casa e a falta de contato com o sol me permitiram testar todos os produtos que estavam encalhados aqui e eu finalmente consegui montar uma rotina básica de skincare que (aparentemente) funciona para o meu tipo de pele. De uns tempos para cá, consegui manter minha acne em um nível aceitável e diminuir consideravelmente a oleosidade da minha pele (principalmente graças ao Sérum Antiacne da Sallve). Até pensei em falar sobre isso no instagram, mas o esboço do post ficou gigante e eu acabei desistindo [comente se você quer um post sobre a minha rotina de skincare aqui no blog]. 

sobre o meu carrinho velho

Talvez soe muito babaca, mas eu tenho uma conexão muito especial com o meu carro. Já perdi as contas de quantas vezes me refugiei nele para chorar ou ficar em silêncio, de quantas vezes já nos divertimos fechando homis folgados no trânsito e de quantas vezes eu me senti bem por poder pensar em nada além de uma série de alavancas que preciso controlar na hora certa. E mesmo que eu tenha usado ele bem menos esse ano, meu carrinho velho poderia ter sido facilmente o objeto mais importante de 2020. Não sei como estão as coisas na cidade onde você mora, mas por aqui o transporte público continua lotado e mesmo que o uso de máscara seja obrigatório, nada tem impedido as pessoas de colocarem a máscara no queixo para espirrar (???) ou para falar bem perto da cara de outro cidadão (???). Sinto um milhão de sintomas de ansiedade só de pensar em ter que pegar o ônibus para ir até o supermercado ou acompanhar minha mãe no médico. Sendo assim, fica aqui meus infinitos e cheios de carinho agradecimentos ao meu carrinho velho pelos serviços prestados em 2020.

sobre eletrodomésticos úteis demais

O ser humano é um ser nojento. Você pode constatar isso apenas pela capacidade que temos de sujar um ambiente sem fazer nada além de existir. Não adianta fazer a faxina mais meticulosa do ano: assim que a tarefa terminar você vai sentir dor de barriga ou fome, o que implica diretamente em sujar tudo o que você acabou de limpar. Para a vida ficar mais fácil, comprei dois eletrodomésticos que salvaram o meu isolamento: um aspirador de pó vertical e uma air fryer. Nunca mais usei uma vassoura para varrer a casa (minhas alergias agradecem) e estou me alimentando apenas com nuggets e batata congelada (meu corpo não agradece tanto assim, mas a fatura do meu cartão não está mais lotada de ifood, então tudo bem).

sobre estratégias de organização

Já dei um spoiler sobre esse tópico no post com indicação de planners feitos por mulheres, onde disse que me organizar foi um passo muito importante para manter a sanidade mental durante o isolamento social. Porém, além disso, também aproveitei o tempo para organizar a minha organização (será que isso faz sentido?). Consegui testar vários métodos e escolher os que funcionavam mais para mim. Fica aqui uma dica: por mais que existam vários conteúdos sobre rotinas e métodos de organização, é muito difícil encontrar uma receita pronta que funcione perfeitamente para você. Se você quer se organizar, se inspire nesses conteúdos, mas não copie. É muito doloroso perder tempo tentando seguir um método que não funciona para você só porque pessoa x ou y disse que é "a melhor forma de se organizar". A melhor forma é a que funciona para você! 

sobre ler para escapar da realidade (e se sentir menos inútil) 

Passei boa parte de 2019 olhando para os meus livros encalhados na estante como quem está morrendo de sede e fita um copo de água geladinha. Por isso, uma das minhas metas de 2020 era ler: independente do tempo, das minhas tarefas e do quanto as coisas estivessem atrasadas (coisas = mestrado). Minha meta era ler dois livros por mês. As leituras fluíram bem em janeiro, mas começaram a encalhar de fevereiro em diante. Por isso, tomei a saída dos covardes e comecei a ler graphic novels porque 1) eu queria e 2) isso fazia com que eu conseguisse ler mais livros em menos tempo. Sei que muitas pessoas consideram que isso é uma "trapaça", mas graças a esse truque consegui me manter motivada e efetivamente ler os 24 livros excluindo as graphic novels da conta. Tenho certeza de que, sem elas, eu teria desistido de cumprir a meta antes da metade do ano. Deixo aqui, então, meus agradecimentos às graphic novels e à Julia Quinn, que me fez ler toda a saga dos Bridgertons em menos de um mês.

Por falar em livros, estou pensando em fazer um post sobre todas essas graphic novels que li em 2020 & um texto sobre hábitos de leitura - e pessoas na internet tentando condicionar sua ~carteirinha de leitor real oficial~ à determinadas regras. Me digam se vocês querem ler algum desses posts.

E essas foram as 5 coisas mais interessantes que aconteceram por aqui em 2020. Considerando tudo de ruim que aconteceu durante esse ano, acho que o saldo foi relativamente positivo. Sei que estou bem atrasada para fazer posts com essa vibe adeus ano velho, feliz ano novo, mas acabei demorando (exatos 16 dias!) para concluir esse post em função daqueles mesmos problemas de sempre. Espero que as minhas reflexões e mudanças de hábito possam ter entretido vocês durante alguns minutinhos e que já tenhamos os cartões de vacinação carimbados na próxima virada de ano #BoraVirarJacaré.

Comentários

  1. Uma das coisas que mais me deu raiva nesse ano foi não ter carteira de motorista, então entendo perfeitamente sua gratidão pelo carro! Que sorte a sua, menina.

    Sobre a alimentação, segue a dica: procura o site da Swift. Eles vendem várias coisas congeladas individualmente, desde filé de frango ou peixe empanado, kibe e bolinhos, até carnes congeladas individualmente mesmo . Aqui em casa também faço muita coisa na air fry e essa loja ajuda a aumentar a variedade na alimentação na hora da preguiça ou correria ;)

    E eu adoraria ler o post sobre a leitura. Eu me sinto culpadíssima por não ler muitos livros num ano, mas desconsidero totalmente ter lido várias fanfics super compridas em inglês (ando até com dor nos olhos de tanto que estou lendo). Preciso que alguém me fale que tá tudo bem ler o que dá na telha em vez de me martirizar por não ler 5 livros por mês, hahahah! Ajuda pls! ;W;

    Beixíneos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica da Swift, eu não conhecia essa marca! Infelizmente eles ainda não entregam no meu CEP :(
      Mas como esses serviços estão ficando populares eu espero que comecem a entregar aqui em breve, vou ficar de olho.

      E miga, tá tudo bem ler o que quiser, quando quiser, do jeito que quiser, no formato que quiser! Para ser leitor só tem uma regra: ler (e nem precisa ser sempre) :D

      Excluir
  2. 2020 foi realmente um ano confuso, mas eu gostei desta tua perspectiva!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  3. Minha meta para esse ano é começar uma rotina skincare, então eu super aceito o poste sobre isso. Eu assim como você, sou preguiçosa mas espero que eu não tenha muitas decepções quanto ao fato de não ir em uma dermatologista.

    Bom, sobre a air fryer, ela realmente é uma mão na roda. Mas dá pra fazer bem mais que batatas e nuggets, sério. Acredite ou não, existe várias receitas que podem ser feitas nas air fryer's da vida.

    O ano de 2020 foi bem doido, mas que bom que passou. Quem chegou até, apesar das dificuldades, tem que se manter forte e seguir em frente.

    Beijos e até mais!!

    ResponderExcluir
  4. Seu post deixou meu coração quentinho! Sim, queremos um post sobre skincare e também sobre seus livros lidos ano passado! Por favor! Sinceramente, 2020 foi uma tragédia geral, mas olhando para trás, agora, consigo ver algumas coisas boas que aconteceram e que foram essenciais para me tornar uma pessoa melhor. A gente só aprender, na maioria das vezes, quando as coisas estão ruim. Estou cheia de expectativas para 2021, mesmo com pandemia, acho que estou aprendendo a apreciar a vida como ela é, não como eu queria que fosse. Te desejo muitas energias boas para esse novo ano e novo começo!

    claraaoliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão bom a gente ler que deixou alguém com o coração quentinho ♥
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Também li todos os livros do Bridgertons e reli meus favoritos ano passado hehe
    Quero muito um aspirador de pó vertical, acho que economizaria tanto tempo.
    Minha pele na pandemia teve tantos altos e baixos, mas até que melhorou, voltei ao básico do básico e até que ela melhorou. Concordo com vocês, às vezes a gente acaba querendo gastando dinheiro de mais com produtos que nem precisamos, só por pura influência.
    Abraços,
    AVA
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bridgertons é perfeito! Eu tô com muita vontade de reler o segundo (que foi um dos meus favoritos). Nossa, o aspirador é perfeito! Além de economizar tempo ainda impede aquela nuvem de poeira subindo no nariz da gente.

      Excluir
  6. eu quero todas as postagens sobre todas as coisas HAHAHAHA ♥ e falo isso na maior cara de pau como se tivesse tempo sobrando pra ler em primeira mão. mas juro que uma hora eu leio, ah leio! HAHAH ♥

    eu ainda tô digerindo 2020 mas o fato de existir sarinha, nasceu nesse ano doido da porra etc, sinto uma necessidade de refletir melhor e tentar tirar coisinhas boas também. enquanto não rola a gente curte o saldão das migas ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sim! Acho que 2020 deve ter sido uma loucura pra você! E eu também não estou conseguindo tempo para ler todos os blogs, mas uma hora eu leio! hahahah

      Excluir
  7. Tem dias que eu ainda acho que estou em 2020 ~ acho que a minha confusão mental ficou presa nesse ano surreal. Já estamos em fevereiro e eu nem vi janeiro passar direito. Tentando pensar positivamente, respirar fundo e me apegar às pequenas realizações do dia a dia para sobreviver. E que venha a vacina, peloamor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade... nem parece que o ano virou. As coisas estão tão iguais... é estranho. Mas temos que focar em um dia após o outro :)

      Excluir
  8. Oiê! Primeiro, obrigada por ter tirado um tempinho pra deixar um comentário lá no meu blog. <3 Airfryer também foi uma das compras da pandemia por aqui, mas a melhor aquisição foi a academia. Malhar em casa é a melhor coisa que há, especialmente durante uma pandemia. Também tenho tentado me dedicar a uma rotina de skincare e tentando entender o que funciona ou não pra minha pele. É uma jornada e exige paciência. Enfim, boa sorte pra nós. Quanto ao carrinho, fico feliz que vc tenha essa opção. Me lembrou meus tempos de carrinho velho (meu primeiro carro foi um Voyage 84 e vivi muitas aventuras com ele hehe).

    ResponderExcluir
  9. chegando aqui SUPER ATRASADA: quero posts sobre hábitos de leituras e sobre graphic novels, acredita que nunca li nenhuma??????? nem sei por onde começar :~ concordo totalmente com esse rolê de organização. apesar que eu amo testar coisas, então nem me frustro quando o app novo que passei toda minha vida não funciona pra mim. uso a necessidade de migrar tudo de novo para o antigo como uma ótima forma de procrastinar as tarefas já que PRECISO fazer isso KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  10. Eu amo esse tipo de post mais pessoal, acho que ainda é o tipo de conteúdo de me faz continuar na blogosfera e me inspira a manter um blog ~no meio do caos~ que é a vida adulta.
    Eu super apoio você fazer posts sobre a sua rotina de skincare (tbm tomei o caminho difĩcil) e sobre hábitos de leitura e tudo o mais! Ah sobre apegos com o seu carrinho, por aqui rola algo parecido, embora eu ainda não saiba dirigir (eita um medo que preciso superar T.T ), vivo as aventuras no banco do passageiro da Sisi (sim tem um nome que deriva de Siena).
    Sei que já estamos em Maio, mas desejo um 2021 com mais equilíbrio (apesar de todas as merdas que continuam acontecendo)..

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Amo o blog da K!

    Aww eu adorei a sua relação com o seu carro Natália. Queria ser assim também. Mas pra isso acontecer eu teria que ter um carro e dirigir rs

    Eu sou assim com filmes e séries. Ir pra outro mundo e viver a história de outras pessoas é um confort!. É o que faz os meus dias serem suportáveis. Isso e um pratão de comida junto rs

    Espero que esteja tudo bem por aí ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

reality shows para assistir na netflix

vulnerabilidade